pedro amado

⤵︎

Pedro Amado (n. 1979), Tipófilo & Digital Tinkerer, é Designer Gráfico e Professor Auxiliar na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), onde leciona Design e Multimédia Digital. Lecionou Multimédia Editorial, Interaction Design, Criatividade, Ferramentas Digitais e Animação como Assistente Convidado e Professor Auxiliar no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (DECA) entre 2007 e 2017. Colaborador da unidade de investigação i2ADS,  desenvolve investigação em Interaction Design, Computational Aesthetics e Tipografia.

Doutorado em Ciências e Tecnologias de Comunicação (2014) com a tese “Participação Ativa no Desenvolvimento de Comunidades Online: Participação de Type Designers portugueses na conceção, desenvolvimento e avaliação de uma comunidade de prática de desenho de tipos de letra” do Programa Doutoral em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais (ICPD) sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Ana Veloso (tese disponível no RIA).

Mestre em Arte Multimédia (2007, dissertação disponível no repositório da UP) e licenciado em Design de Comunicação (2002) pela FBAUP. Exerceu funções como Técnico Superior de Design (FBAUP 2003–2007) e de Designer Gráfico na Fundação de Serralves (2002–2003). Atual membro e delegado de Portugal da Association Typographique Internationale (ATypI).

Participa regularmente em eventos e conferências (como orador, revisor ou membro das comissões científicas ou organizadoras), e foi responsável pela 2.ª e 6.ª edições da conferência internacional “Encontro de Tipografia”. Desde 2007, organiza workshops em desenho e desenvolvimento de tipos com software gratuito , comercial e plataformas online (como o Fontforge, o Fontstruct, Glyphs e Fontlab).

Distinguido como Jovem Criador em Arte Digital (2008), tem como objetivo pessoal eliminar a separação existente entre o uso das tecnologias digitais e os processos criativos de design.

Os seus interesses de investigação e de design consistem nas múltiplas instâncias das disciplinas de Interaction Design, Design Editorial & Typeface Design.

Explora a técnica de lettepress desde 2012, como tipógrafo tradicional amador (compositor-impressor de tipografia de carateres móveis), no coletivo Fora da Caixa e na private pressM3NP, com trabalho selecionado e exibido internacionalmente (ATypI, Brasil, 2015).




Links

Type Club 2018/2019

História da Letra







2018 - 2019
21 Novembro – 09 Fevereiro
palestras - workshops + exposição
ESMAD IPP, Vila do Conde